Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Alfavaca-Cravo (Ocimum gratissimum)


Essa planta da foto acima é uma Alfavaca-cravo, que fiquei conhecendo em Milho Verde e me apaixonei!

Ela é como qualquer alfavaca mas tem as folhas maiores, e um aroma e sabor de manjericão e cravo.

Sua origem é o oriente, mas aqui no Brasil ela deu tão certo que nasce espontaneamente, e pra muita gente é só mato!



É usada em banhos antigripais, especialmente em crianças, e para nervosismo e paralisia. Seu chá é carminativo, sudorífico e diurético.

Eugenol-spaceFill.png

Seu gosto de cravo se deve a uma substancia chama da eugenol que é a mesma presente no cravo da índia e é um forte antisséptico, bactericida, antiviral, alem de auxiliar no tratamento de náuseas, flatulência, indigestão e diarreia. Nesta alfavaca tem cerca de 77,3% de eugenol, e no cravo vai de 10 a 90%.

Outra substância importante ma alfavaca-cravo é o 1,8-cineol, responsável pela sua ação expectorante e anti-séptica pulmonar.

Estudos mostraram que o teor máximo de eugenol ocorre ao meio dia, e o minimo as 17:00, enquanto que o 1,8-cineol tem seu maior teor de manha e no fim da tarde, quando deve ser colhido para o banho anti-gripal. Muito legal isso ne? Dependendo da ação que você quer ja sabe a hora que deve colher!
Tentei fazer um gráfico, mas não sou muito boa nisso kkkkkkk


Receitas

-Pode ser usado como tempero em varios pratos

 - o chá é bem gostoso, coloque um punhado de folhas em água fervente e abafe por alguns minutos.

- Faça como a receita do chá mais em maior quantidade: mais ou menos seis punhados de folhas para um litro. Tomar um banho antes de dormir.


Quem quer sementes?

Quando voltar em Milho Verde, provavelmente em fevereiro, se a planta ja estiver florida e com sementes, trarei algumas para doação. Quem quiser deixa uma mensagem!



10 comentários:

  1. por favor eu adoraria receber a semente, em casa, quando estava com tosse minha mãe fazia gemada com alfavaca cravo e me dava, a tosse ia embora rapidamente ;grata

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia, gostaria muito de algumas sementes...paulo.conforti@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Claudia gostaria de algumas sementes
    lucianaluckeju@gmail.com
    Grata

    ResponderExcluir
  4. alguem tem semente de bertalha para doar ????

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, eu tomei o chá em Florianópolis e gostei muito, gostaria de receber as sementes.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de obter mudas ou sementes de alfavaca...adorei o cha

    Agradeço
    .

    ResponderExcluir
  7. Moro em Jacarepaguá-RJ e alfavaca-cravo aqui, encontro no mato enfrente minha casa, assim como, gervão e arnica do mato; uso todas. Tenho dois vasos com alfavaca-cravo.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho essa planta amei as informações ,obrigada Deus abençoe 🙏.

    ResponderExcluir