Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Ginseng brasileiro (Pfaffia paniculata)






O Ginseng brasileiro, também conhecido como Fáfia, é um arbusto com raízes tuberosas e outras longas, que a parte da planta usada na medicina popular. Os índios da Amazônia chamam essa planta de paratudo e a séculos a usam pra uma ampla variedade de males!


Suas principais propriedades são: restaurar funções nervosas, regular o sistema endócrino e estimular, sistema imunológico. Sendo assim indicada para infertilidade, problemas menstruais, menopausa, colesterol alto, impotência, inclusive é usado como afrodisíaco, neutraliza toxinas, estimulante, diabetes, hipoglicemia, dor de cabeça, estimulante físico e metal, fadiga, Parkinson e mais uma infinidade de doenças!
*O ginseng também é usado para minimizar efeitos colaterais dos anticoncepcionais.


Efeitos colaterais: quando usado em excesso pode provocar diarreia, insonia e aumento da pressão por ser muito estimulante.
Contraindicação: Pessoas que por algum motivo estão com excesso de estrogênio

Receitas
Chá- é feito com uma colher de raiz fatiada para uma xícara media de água fervente, abafar por 10 a 15 minutos. Tomar duas xícaras por dia.
Vinho antifadiga e antianêmico: Colocar três colheres de sopa de sopa de raiz fatiada ou duas colheres de pó em uma garrafa de vinho branco seco. Deixe macerar por uma semana, agitando de vem em quando, coar. Tomar um cálice 2 vezes ao dias antes das principais refeições.
Extrato para cefaleia e estresse: Duas colheres de sopa de raiz fatia ou uma de pó deve ser colocada em uma xícara de álcool de cereais a 60%. Deixar macerar por 10 dias, coar. tomar de 10 a 15 gotas ou uma colher de chá diluído em água, duas vezes ao dia.





Referencias: Livro plantas medicinais no Brasil e site Plantas que curam.


Você já usou esta planta? Deixe seu relato aqui ou mande por email: claudia.halley@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário