O chapéu de couro é uma herbácea aquática, muito comum em beira de lagos e brejos. É uma planta bem conhecida na medicina popular, sendo todas as suas partes utilizadas para diversos males. Existe uma outra planta de nome cientifico Echinodorus macrophyllus, que é bem semelhante e tem o mesmo nome popular, utilizada para os mesmos fins.
É um forte diurético e depurativo do organismo, e por isso suas folhas são usada para doenças do figado, rins, bexiga e da pele. É usada no tratamento de sífilis, tosse, gota, pressão alta, edema(inchaço), artrite, amigdalite, faringite, gengivite, dores nevrálgicas, prostatite.
Contraindicação
Pessoas com pressão baixa devem usar com cuidado. Pessoas com insuficiência cardíaca e renal não devem usar sem orientação médica. Não use esta plantas se estiver tomando algum medicamento que tenha efeito diurético, normalmente usados nos casos de hipertensão.
Receitas
- O seu rizoma é usado como cataplasma para tratar hernias, dermatoses e reumatismo.
-Chá: 1 colher de folhas secas moídas em 1 xícara medica de água fervente,abafe por 10 a 15 minutos , tomar 1 xícara 2 a 3 vezes ao dia
Esse cha pode ser usado também como gargarejo e bochecho para amigdalite, faringite e gengivite.
OU
Compressa quente nos casos de gota e dores nevrálgicas
-Banho de assento para prostatite: coloque 3 colheres de sopa de folhas picada em 1 litro de agua, deixe ferver por 5 minutos. Deixe descansar ate ficar morno e coe. coloque em uma bacia com agua quente. Faça o banho de assento por 20 minutos diariamente.
-Extrato para depuração do organismo nos casos de sífilis: http://www.plantasquecuram.com.br/remedios/extrato-alcoolico-de-chapeu-de-couro.html#.VLwiGkfF9qU
Você ja utilizou esta planta?? Deixe o seu relato!
Nenhum comentário:
Postar um comentário