Já faz um bom tempo que não mecho com esse negocio de escrever em blog, mas senti uma pontada de saudade, e juntei com a vontade de escrever sobre as plantas medicinais, e assim vim parar aqui! Mais uma vez, a primeira postagem de um blog, que para mim é sempre a mais difícil!
Não sou nenhuma especialista em plantas, pelo contrário, posso dizer que estou no inicio dessa busca por novos saberes. Tenho algum conhecimento, é verdade, afinal me interesso por essas plantinhas ja tem alguns anos, mas tem pouco tempo que estou determinada me aprofundar neste mundo, não so através do estudo teórico, mas também na experimentação!
Tenho alguns livros como base que aos poucos irei citando, e valorizo tanto a sabedoria popular quanto os estudos científicos que cada vez mais comprovam a eficacia de varias plantas, mas nem sempre. As vezes os estudos mostram resultados que contradizem a sabedoria popular e isso gera um grande problema, no que acreditar? Por isso acho muito importante colher os relatos das pessoas que utilizaram determinadas plantas, se teve o efeito esperado, se piorou, ou se não mudou nada... porque, sinceramente, eu não confio de olhos fechados na "ciência" que esta sempre mudando.
Realmente, algumas plantas apresentam um certo nível de toxicidade, por isso em alguns casos precisamos avaliar o risco/beneficio. Aliás, tem plantas que não foram feitas para serem usadas todos os dias ne, tem umas que o melhor é usar so quando se precisa de verdade. E tem aquelas ervinhas que podemos usar no chá de todo dia, que podem prevenir doenças e trazer aquela sensação de relaxamento depois de um dia estressante.
Resumindo, neste blog falarei das plantas, suas propriedades, benefícios, receitas, cultivo e livros que abordam o assunto. E também darei um espaço para falar das PANCs, que é outra paixão minha: plantas alimentícias não convencionais.
Até
Nenhum comentário:
Postar um comentário