Pesquisar este blog

sábado, 24 de janeiro de 2015

Maria-Gorda (Talinum paniculatum)


Esta é a Maria-gorda como parece ser mais conhecida, mas tem muitos outros nomes como: benção de deus, labrobró e major-gomes. É uma planta medicinal e comestível, muito lindinha!


Na alimentação as folhas e as sementes são usadas em saladas, refogados, sopas, massas de pão, omeletes etc.....


Popularmente, todas as partes da plantas são usadas na medicina caseira. As folhas são mucilaginosas emoliente e vulnerárias( estimulam a recuperação de tecidos, facilitando o processo de cicatrização), por isso é empregada na forma de catapasma para amolecer calos e para a cicatrização de feridas.

A infusão das raízes é considerada diurética, indicada para edemas, como repositor de potássio, e para eliminar urina com mal cheiro. 

Receitas medicinais caseiras

-Chá diurético:  é preparado com 1 copo de água fervente para uma colher de sopa de raiz fatiada, Deixe abafado por 15 minutos, tomar meio copo em jejum e o restante a tarde.

-Chá para infecções intestinais, fadiga, cansaço físico e mental e fraqueza: 1 colher de chá de raízes e 1 colher de chá de folhas fatiadas em 1 xícara de água, ferver por 5 minutos. Tomar 1 xícara, 1 a 3 vezes por dia.o
-Cataplasma para feridas, inflamações, eczemas, erisipelas, coceira: moer em pilão 2 colheres e sopa de folhas frescas ate formar uma pasta. Aplicar 2 a 3 vezes sobre a área afetada com uma gaze ou pano.

Quem quer semente?

Gente, aqui em casa tenho uma muda linda! E ela esta sempre dando flores e sementes. Quem quiser um pouquinho deixa uma mensagem aqui com o endereço ou mande pro e-mail claudia.halley@hotmail.com



52 comentários:

  1. Sempre tenho pés em meu quintal, uso no suco, junto com dente-de-leão que sempre nasce junto.Amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome dessa planta em Salvador é língua de vaca nosso costume é fazer uma comida chamada efo ó com acento no o é uma delícia faz com carne seca ou tbm com camarão e azeite de dendê

      Excluir
    2. Gostei da informação Claudia gosto de chás e salada obrigada

      Excluir
  2. Adorei seu Blogue, pois sou um amante das verdinhas.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas informações. Pena que são poucas pessoas que gostam desse assunto.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom se ainda tiver semente eu gostaria!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de obter sementes. Meu email linda-susa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de obter sementes. Meu email linda-susa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei das informações Claudia. Obrigado por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  8. Gostei das informações Claudia. Obrigado por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  9. Oi Claudia eu quero sementes dessa planta . Como faco ? Flaviamangabeira@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi! Muito legal seu blog. Poderia me enviar sementes de maria gorda? edianealbino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. gosto muito essa plantinha sempre tenhoem meu quintal. coloco na sopae como também crua.

    ResponderExcluir
  12. Amei sua informação sobre Maria gorda pois tenho algumas no quintal e já ia arrancar agora vou aproveitar

    ResponderExcluir
  13. Amei sua informação sobre Maria gorda pois tenho algumas no quintal e já ia arrancar agora vou aproveitar

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho no meu quintal, Eu faço refogada alho e azeite mui

    ResponderExcluir
  15. Eu quero
    O meu Endereço é Av João xxiii 4120 Jardim São Pedro seza de souza Mogi das cruzes CEP 088.30.000

    ResponderExcluir
  16. se alguem poder me enviar sementes de"dente de leao"(uma quantidade minima)pagarei as despesas de correio,e se tiver"endereço bitcoin"mande o link,que retribuirei a"boa vontade".grato!.e-mail;firminobarbosa60@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Eu conheço essa planta só não sabia que é essa maravilha de chá amei saber só uma pergunta posso colher e colocar no chamarão

    ResponderExcluir
  18. Muito bom seu artigo, gostei muito e quero muito obter sementes dessa erva. Por favor, meu e-mail é fraineselaine10@gmail.com
    Muito obrigado por nos manter informados sobre plantas medicinais, um dia as pessoas vão se conscientizar de que é o melhor caminho a seguir.Abraços.

    ResponderExcluir
  19. amei sua informação tenho em casa pensava ser bertalha mas nunca comi por não ter informação se era comestivel obrigado parabens

    ResponderExcluir
  20. SERÁ QUE É A MESMA QUE CHAMAMOS AQUI NA BAHIA DE LÍNGUA DE VACA?

    ResponderExcluir
  21. Eu achava que era mato agora vou comer

    ResponderExcluir
  22. Acabamos de degustar num mexidão com sobras do almoço,ficou muito bom.A raiz faremos chá.

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia até que ganhei uma tartaruga,ela ama essa plantinha então plantei no quintal, é muito facil de pegar, basta pegar um galhinho e enfiar na terra, logo uma matinha

    ResponderExcluir
  24. Eu gosto muito dessa planta, é muito gostosa em sopas também. Eu quero as sementes, meu e-mail e: klenes.santos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Tenho em meu quintal ja consumia como verdura em refogados . Agora vou utilizar suas raízes tou precisando eliminar o mal cheiro da urina . Obrigada .

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho ela é linda gostosa e muito saudável

    ResponderExcluir
  27. Nossa! Já usava no suco verde sem saber! amo essa plantinha como as flores é uma delícia!

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia mas é maravilhosa existem plantas que fico cada vez mais feliz

    ResponderExcluir
  29. Amei o blog gratidão pelas informações 😊😊😊😊😊

    ResponderExcluir
  30. Essa planta é uma que dá flores rosas minúsculas e umas bolinhas amarelas e outras vermelhas? Se for tenho aqui, acho uma graça. Sei que tem uma parecida e agora fico ressabiada em consumir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja Vídeo No Yotub Autor Da Própria Saúde Ele Fala Sobre Os Benefícios E Toxidades Das Plantas Depois Que A Planta da Flores É fácil Identificar É Só Ver Se As Flores da Planta Se É igual A Comestível Vai no Yotub Escreve Autor Da Própria Saúde Beldroegão Vai Aparecer O Vídeo Dele Explicando sobre Essa Planta

      Excluir
  31. minha mãe costuma por no feijão, uma delícia. vou aumentar as quê tenho aqui.

    ResponderExcluir
  32. Eu Tenho Dessa faço De manhã Pra Não comer Pão Faço Omelhete com farinha De Quibe Essa Erva Aqui Falamos Beldroegão Até vou Comprar Mais Vasos Pra Plantar Ela Já
    Aumentou Bastante Eu Vi Um Vídeo Do Autor Da Própria Saúde Falando Sobre Os Benefícios Dessa Planta Antes Eu Comia Beldroega De folha Pequena Eu Pensava Que Essa Era Venenosa Mais Vi As Flores Dessa no Autor Da Própria Saúde Tive certeza Que É Comestivel

    ResponderExcluir
  33. Uma Delícia pra comer no café da manhã Omelhete Com Essa Erva E Com Farinha De Quibe Colocar A Farinha De Quibe De molho Por 2 Horas Coloca Pouca Água Que De Só Pra cobrir A Farinha De Quibe Depois Escorre A Água na Peneira Guardar Em Uma vasilha Na Geladeira Pra Ir usando Em Omelhete E Fazer Quibe Assado Essa Erva Com Farinha De Quibe É tudo De bom Pra Saúde Pesquise Também Os Benefícios Da Farinha De Quibe

    ResponderExcluir
  34. Oi. Gostaria de receber as sementinhas da Maria gorda, eu pago as despesas do correio ok? Obrigada
    miriamrejanesiveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho muitas no quintal, posso até aguar ela e tirar com raiz e mandar para você, de quiser, pega fácil em um par de dias deverá chegar.

      Excluir
    2. Meu correio é maestrevidal@gmail.com

      Excluir
  35. Nasce muito aqui em meu quintal mas não sabia que é comestível obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  36. Muito bom
    Se cobseguise as sementes vai ser muito bom sou Mari moro em São José Santa Catarina faz muito tempo q não vejo esta planta via muito na minha infância em outro lugar onde morava a quase 600klmtrs daqui meu zap48999519360

    ResponderExcluir