Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Secagem das ervas

Um dos problemas de comprar as ervas secas é que não sabemos se esse processo foi feito da forma correta. Eu costumo comprar nessas lojas que vendem produtos naturais no Mercado Central de BH, e eu percebo varias coisas erradas: as vezes encontramos muitas impurezas, partes da planta que não são usadas ou nem deveriam ser usadas, percebo também que as vezes as folhas não ficam bem secas e me atrevo ate a dizer que muitas são secadas no sol ou em temperaturas não adequadas, tudo para acelerar o processo mas diminuindo assim a qualidades.

Por isso resolvi pegar as plantas que tenho a disposição no sitio, na casa de amigos e que acho por ai e secar aqui em casa mesmo.


O principio da secagem de ervas é: local seco, ventilado, e na sombra. Por isso a cozinha da minha casa foi o lugar escolhido, não bate sol, é bem ventilada, e ate agora esta dando super certo. 
É importante tb proteger as plantas de insetos, e ai algumas pessoas me dissera que utilizam sacos de papel. Aqui ainda não tive problemas com insetos, então estou deixando elas assim mesmo.
Basta fazer um buque, amarrar com uma linha e pendurar. Faça os buquês com poucos ramos para as que estiverem no meio não fiquem úmidas. Va virando as folhas de vez em quando e observe sempre se ha presença de bolor.  



Outra forma tb, é colocar as folhas sobre uma caixa de papelão e cobrir com um papel de seda




As cascas de arvores,devem ser colhidas em pequenos pedaços e nunca circular o tronco para não matar a plantas. Antes de retirar faça uma raspagem ta parte externa para retirar líquens, poeira e insetos. Depois de retirada, lavar rapidamente e secada ao sol ou estufa. Pode usar o microondas também deixando por 3 minutos, em 3 etapas cada uma de 1 minuto. O processo com as raízes é o mesmo. Eu tentei usar essa técnica esse final de semana, mas acabei deixando de mais e a pontinha começou a queimar. então fique de olho, se precisar faça em mais etapas.

Sei que tem uma forma de fazer a secagem no forno, mas nunca testei, se alguém ja tiver feito deixa seu relato aqui!

E então, vocês ja tentaram secar suas plantas em casa? Que método utilizam?

2 comentários:

  1. Oi Claudia, tudo bem? Eu sempre desidrato minhas plantas em casa, geralmente lavo elas e coloco em cima de um guardanapo de papel para absorver a água, depois deixo em cima da bancada da cozinha, em um prato e tapo com um paninho de mosqueteiro ou véu de noiva, só para não cair poeira e insetos. Já coloquei no sol também desidrata bem mais rápido. No forno elétrico dá pra fazer mas não pode ultrapassar 43° pois se não acaba matando, assando, e não é isso que queremos. No microondas eu nunca fiz pois não uso, considero ele muito maléfico para a saúde. Depois de secas eu guardo dentro de um pote de vidro esterilizado. Gosto muito de usá-las em meus experimentos alimentícios. Um abraço.

    ResponderExcluir